Tipo de Blindagem em Cabos

O Tipo de blindagem em cabos , seja para alimentação, controle, sinal, dados, etc., tem uma função. Entre outras coisas, o objetivo é minimizar ou eliminar problemas relacionados a interferências eletromagnéticas que podem ocorrer no local onde os cabos estão instalados.

Estas perturbações podem prejudicar seriamente a funcionalidade dos equipamentos elétricos e eletrônicos. Isso muitas vezes significa falhas na operação, qualidade, confiabilidade e segurança das instalações elétricas.

Segundo especialistas da área de condutores elétricos, por exemplo, pode ocorrer perda de sinal devido a essas interferências. Inclusive, falhas em processos industriais, erros na transmissão e análise de dados, defeitos relacionados a alarmes e outros problemas de segurança pessoal e patrimonial.

Vale lembrar que os campos eletromagnéticos são gerados por diferentes fontes presentes no ambiente.

Mesmo descargas atmosféricas distantes do dispositivo podem induzir tensões e correntes em condutores elétricos. Como tal, causam perturbações de tensão e corrente em condutores elétricos que afetam o funcionamento de toda ou parte da instalação elétrica.

“Cabos de energia também pode ser uma fonte de campos eletromagnéticos que podem interferir em outros sistemas operando em tensões mais baixas. situações, como controles, sinais, alarmes, etc.

Portanto, o papel da blindagem aplicada ao cabo geralmente é criar uma “gaiola de Faraday”. Isso pode criar obstáculos à saída ou entrada de campos eletromagnéticos no cabo.

Tipo de Blindagem em Cabos

Aplicações dos Cabos Blindados

Os cabos blindados são adequados para uso em situações ou locais onde se sabe que existe interferência ou se acredita que haja risco de interferência. Por exemplo eletromagnético, isso pode prejudicar o funcionamento do circuito servido pelo condutor.

Quando esse risco pode ser previsto, os cabos de controle blindados podem eliminar ou reduzir significativamente os danos causados ​​pela interferência eletromagnética no circuito ao qual o cabo blindado está conectado.

Tipo de Blindagem em Cabos

Veja o Tipos de Blindagem em Cabos 

Existem basicamente fitas de alumínio ou blindagens trançadas de cobre ou alumínio (com ou sem base de poliéster), que são longitudinais ou helicoidais.

O tipo de material escolhido e a forma de aplicação da blindagem determinam o fator de blindagem do cabo. Ou seja, quão bem ele impede que campos eletromagnéticos saiam ou entrem no cabo.

O tipo de material e como será aplicado vai depender do grau de blindagem (fator de blindagem) necessário para cada situação. O que deve ser definido pelo projetista ou instalador.

Tipo de Blindagem em Cabos

Tipo de Blindagem em Cabos

Botão Voltar ao topo