Cabo de Alumínio em Instalação Solar

cabo solar

O cobre não é o único material condutor que pode ser usado em dispositivos elétricos. O mercado está repleto de produtos de cabos de alumínio que são mais leves, mais baratos e têm os mesmos revestimentos, propriedades de isolamento e tensões de aplicação dos cabos de cobre tradicionais. No entanto, deve ser utilizado para uma instalação específica, caso contrário o cabo de cobre é  o mais indicado do que o cabo de alumínio em instalação solar.

Mesmo sendo mais econômico, os cabos de alumínio não podem ser utilizados em nenhuma instalação deste tipo. A primeira e principal limitação dos cabos de alumínio é a sua conexão.

O alumínio forma uma camada isolante de óxido de alumínio se exposto ao ar. Como essa camada isolante tem cerca de alguns mícrons, os elétrons ainda podem passar por ela, mas isso aumenta muito a resistência da conexão, o que pode causar superaquecimento.

Além do problema de oxidação, não podemos conectar cabos de alumínio diretamente aos componentes de cobre, pois são materiais com eletronegatividade muito diferente. Os dois metais são eletricamente incompatíveis.

Com o passar do tempo, componentes de cobre, um material mais precioso, podem corroer a conexão com o alumínio, causando os mesmos problemas descritos acima.

Temos vários outros motivos para não usar Cabo de Alumínio em Instalação Solar.

Embora cabos de alumínio possam ser utilizados em instalações elétricas de baixa tensão, de acordo com a NBR 5410, a norma NBR 16690 que rege os sistemas fotovoltaicos, todos os cabos CC devem ter no mínimo as mesmas características dos cabos solares, segue a norma NBR 16612.

Os cabos do tipo solar são feitos inteiramente de cobre e neste caso não possuem aberturas para cabos de alumínio. Uma explicação para esta proibição pode ser encontrada quando pensamos em termos de arcos em corrente contínua. Arcos DC são muito fortes e perigosos.

cabo-solar-6mm

Os Benefícios dos Cabos Para Energia Fotovoltaica

Os cabos fotovoltaicos podem trazer muitos benefícios para as empresas que precisam utilizá-los, principalmente por serem essenciais. Portanto, este componente possui vantagens como:

  • Alta temperatura e resistência aos raios UV;
  • Expansão térmica;
  • Não corrosivo.

Se quer saber mais sobre cabos para as mais variadas aplicações clique no botão abaixo:

cabo de aluminio em sistema solar

cabo de aluminio em sistema solar