Cabo de Cobre Para Que Serve ?

o que é cabo de cobre nu

O Cabo de Cobre Para Que Serve para diversas aplicações, no texto abaixo vamos entender melhor, acompanhe:

Os cabos de cobre são os condutores elétricos mais famosos do mercado, e são utilizados para alimentar as luzes das grandes cidades, parques, praças e outros locais. Além disso, é versátil e pode ser utilizado em redes de pequena, média e alta tensão. O cobre é muito importante no nosso dia a dia, mas nem sempre percebemos sua presença em vários lugares, e é a base para o funcionamento de redes elétricas e eletrodomésticos, pois também é usado como semicondutor em aparelhos eletrônicos. No Brasil, os cabos de cobre precisam ser produzidos de acordo com as normas técnicas da ABNT para garantir a qualidade do produto e segurança durante o uso.

cabo de cobre

Benefícios Oferecidos Pelo Cobre

Os cabos de cobre servem para atender e oferecem muitos benefícios, o que os torna em alta demanda.

  • Custos reduzidos – Em comparação com outros fios usados ​​para conduzir eletricidade, os cabos de cobre são econômicos devido ao seu baixo consumo de energia;
  • Condução Qualificada – Os cabos de cobre são excelentes condutores de eletricidade e calor;
  • Durabilidade – Os cabos de cobre são altamente resistentes, tornando-os ideais para aplicações subterrâneas e também para transmissão de energia em áreas costeiras.

cabo de cobre

Para aumentar a eficiência e a segurança, os cabos de cobre recebem uma camada isolante, o material utilizado no processo pode variar conforme a utilização do mesmo, sendo:

    • O PVC: É o mais indicado para revestir cabos de cobre nu de baixa tensão, além disso, o material possui custo baixo e tem ótima resistência a chamas;
    • O XLPE: Conhecido também como polietileno reticulado, é comumente utilizado para o revestimento de cabos que possuem tensão média e alta, pois ele é resistente a altas temperaturas e não sofre deformações, mesmo quando submetido a temperaturas de até 250°;
    • O EPR: É amplamente utilizando para revestimentos de cabos de cobre em locais que precisam resistir a temperaturas de 250º. Além disso, ele apresenta flexibilidade mesmo quando exposto a baixas temperaturas.

Segurança e Qualidade São as Chaves Para Cabos de Qualidade!

Os cabos de cobre carregam uma enorme responsabilidade, pois conduzem altos níveis de eletricidade e calor, atingindo temperaturas em torno de 250°C.

Portanto, para segurança e economia de recursos (evitando vazamento de energia), o material isolante que cobre os cabos de cobre precisa ser fabricado com rigor. Por isso, ao optar por comprar cabos de cobre, fique atento à procedência do material.

cabo de cobre para que serve

cabo de cobre para que serve