fabricante de cabos blindados

Existem no mercado de condutores elétricos, diversos tipos de cabos multivias que podem ser cabos blindados ou sem blindagem, e servem para as mais variadas aplicações. Como mencionados abaixo:

cabo controle multivias

Cabos Multivias de Controle

Os cabos de controle, também conhecidos como cabos de comando e controle, são altamente disponíveis, especialmente na indústria.

São fabricados em diferentes modelos, os Cabos Multivias de Controle são produtos versáteis e seguros para instalações elétricas e para os processos de automação. Para obter o tipo de cabo ideal para suas necessidades, é necessário conhecer suas características e aplicação.

Os cabos de controle multivias são feitos de condutores de cobre eletrolítico nu e condutores trançados flexíveis classe 5 de acordo com a ABNT NBR NM 280.

Em termos de isolamento, o cabo de controle possui um revestimento composto de termoplástico de PVC. O cabo é coberto com PVC/ST1 ou composto de borracha super flexível. Todo o processo de isolamento e cobertura atende a norma NBR 7289.

Devido às suas propriedades antichamas, este sistema de isolamento é importante para manter a integridade da instalação em caso de curto-circuito.

O cabo de comando multivias, é um produto versátil de alto desempenho. Embora tenha grande utilização na indústria, também pode ser implementado em edifícios residenciais e comerciais.

cabo multivias blindados

Aplicação de Cabo de Controle Multivias

Os cabos de comando são geralmente adequados para instalações fixas e móveis.

As principais recomendações para instalações são:

  • Implementação de circuitos de comando e controle.
  • Sinalização de equipamentos elétricos.
  • Instalações de máquinas.
  • Botoeiras de alimentação.

Em relação ao uso na indústria, podemos dizer que destina-se a processos de automação industrial e painéis de controle. Para cada tipo de processo, seja controle de regulagem, transmissão de sinal ou medição, existe um tipo adequado de cabo de controle blindado ou não.

Por ser um cabo flexível, sua aplicação em parques industriais se destaca na conexão de máquinas utilizadas no processo produtivo. Tal maquinário requer um ponto de transmissão de comando entre dois pontos. Os cabos multivias de Controle,  atendem a essa necessidade, mantendo controles fixos.

Os cabos Multivias para controle,  podem ser de diversos diâmetros e seu formato é totalmente cilíndrico para fácil instalação e manuseio com ferramentas apropriadas.

cabos de controle

Vantagens dos Cabos Multivias Para Controle e Comando

Além da versatilidade, os cabos de Controle oferecem diversas vantagens de uso, principalmente na indústria.

Conheça algumas das vantagens de usar um cabo de Controle e Comando:

Resistência à umidade: Muitas indústrias podem ser expostas à umidade devido à sua estrutura ou tipo de atividade. Os cabos Multivias Para Controle,  são seguros e duráveis ​​em ambientes com esse recurso.
Resistência à abrasão: As Isolações Internas e externas do cabo de controle são resistentes à abrasão e podem ocorrer com movimento ou outras ações.
Proteção contra incêndio: A cobertura externa do cabo de controle não apenas evita a propagação de chamas, mas também extingue qualquer fonte de fogo por si só.
Ótima relação custo-benefício: Considerando sua resistência e durabilidade, o cabo de comando e controle oferece uma excelente relação custo-benefício.

cabo instrumentação blindado

Cabo de Instrumentação Multivias

Cabos de instrumentação blindados ou não blindados, são formados com condutores multiplos que são pareados, são ideais quando é necessária uma excelente proteção contra esses distúrbios externos. No caso dos cabos de instrumentação blindados a produção é realizada de acordo com normas técnicas rigorosas. A blindagem de pares e terminações individuais servem para eliminar “crosstalk” (interferência indesejada causada por conexões capacitivas, indutivas ou condutivas) e acoplamento entre componentes adjacentes que ocorre em sinais do tipo pulsante.

cabo de instrumentação shield

Especificações do Cabo Instrumentação Blindado

Os cabos de instrumentação shield são feitos de fio de cobre nu trançado, na categoria de flexibilidade 5 e com isolamento feito de composto termoplástico PVC/E retardante de chama. Os cabos de instrumentação blindados são definidos pelo número de pares e torções espaçadas aproximadamente 50mm, essa separação é feita por uma fita higroscópica de poliéster com 100% de cobertura. O cabo de instrumentação blindado multivias, também possui um condutor de dreno de fio de cobre estanhado temperado macio de categoria 2, para que seja realizado o aterramento na instalação.

Além da blindagem geral do cabo de sinal e instrumentação, este tipo de cabo também pode ser fornecido com blindagem individual em pares ou trios, que são separados com fita de poliéster aluminizado com 25% de remonte e 100% de cobertura mediante solicitação do usuário.. Os cabos de instrumentação shieldados ou não, devem seguir rigorosamente a NBR 10300 (cabos extrudados de PE ou PVC isolados até 300V) e NBR NM 280 (cabos de cabos isolados). Cabos de instrumentação, são especialmente fabricados para transmissão de sinal em controle de processos, instrumentação eletrônica e equipamentos sensíveis que requerem blindagem máxima devido à exposição a correntes e tensões anormais.

cabo de automação

Quais Outros Tipos de Cabos Multivias

Além dos tipos já mencionados até agora, existem ainda outros tipos de cabos que possuem multiplos condutores, como os cabos de alarme incêndio, Cabo para automação (Cabo AFT, Cabo AFD, Cabo AFS) , podemos dizer que o cabo manga é outro tipo que se enquadra nesta categoria , bem como outros tipos de cabos incluindo alguns cabo elétricos de baixa tensão.

cabo multivias

cabo multivias