cabo-de-controle-mulitivias

Para o bom funcionamento das atividades incluindo circuitos eletrônicos, é importante ter uma boa estrutura de cabos de controle que conduza todos os parâmetros elétricos e demais sinais da estação de controle (painel de controle) para o equipamento.

Os cabos de controle podem transmitir energia, sinais e dados e, portanto, são reconhecidos como elementos completos para cabeamento estruturado. No entanto, existem vários modelos de cabos de controle que diferem em composição e função para aplicações específicas.

Cabo de Controle

Entre os principais tipos de cabos de controle, os seguintes modelos são reconhecidos como opções especiais:

  • Cabo de Controle Com Blindagem;
  • Cabo de Controle Sem Blindagem;
  • Cabo de Controle Multivias;

Existe hoje no mercado nacional empresa que comercializam, distribuem cabo de controle multivias ou cabos blindados, fornecendo a escolha mais adequada para elevadores, indústrias, construção civil, usinas de energia, automação de subestações e outras aplicações.

Dentre as especificações dos cabos, destacam-se os modelos com capacidade de tensão de isolamento entre 500 V e 1 KV, com ou sem blindagem, e aqueles que atendem a todos os requisitos das especificações normativas 7289 e NBR 7290.

Em relação à blindagem, pode gerar eletricidade estática em fitas de poliéster aluminizado e drenos de cobre estanhado, e ainda blindar eletricamente em tranças de cobre nu e cobre estanhado, o ideal é saber a diferença entre os tipos de blindagem.

O cabo de controle multivias é muito flexível e resistente a várias condições climáticas, portanto, em caso de imprevisto, permanece intacto, garantindo seu funcionamento preciso. Graças ao isolamento, o cabo é resistente a cortes, ação natural, tração, etc.

Cabo de Controle

Classificação de Encordoamento do Cabo de Controle

Para classificar os tipos de cabos flex precisamos entender que eles são divididos por tipos de classe, com essa classificação podemos definir se o cabo é flexível e se ele será capaz de atender a aplicação que precisamos para que os condutores sigam a ordem crescente Podemos notar abaixo:

Classe 1: fio sólido;

Classe 2: condutores rígidos;

Categorias 4, 5 e 6: Condutores flexíveis, adequados para cabos de controle flexíveis.

Os cabos de controle multivias flexíveis ou ultraflexíveis classe 4, 5, 6 são mais fáceis de instalar e manusear, e quanto maior a classe de rosqueamento, maior a flexibilidade de instalação em diferentes áreas.

cabo de controle

Os Cabos de Comando e Controle São Adequados Para:

  • Sistemas de comando e sinalização comerciais e industriais;
  • Conexão da máquina e processo de micro usinagem;
  • Automação de processos de subestações;
  • Quadros de distribuição, edifícios comerciais, botoeiras;
  • Equipamento geral.

A instalação de cabos de controle blindados ou não blindados ocorre em sistemas fixos, tanto embutidos em eletrodutos quanto expostos em eletrocalhas, bases, canais, em painéis elétricos, etc., para evitar danos e riscos futuros.

cabo de controle

cabo de controle