fabricante de cabos blindados

Amplamente utilizados na indústria, o que é cabo de instrumentação ? Esses cabos de sinal assim também conhecidos , evitam interferências externas e garantem a qualidade e precisão da transmissão de sinais analógicos ou digitais.

Cabos de instrumentação são frequentemente usados ​​em indústrias como alimentícia, química, petroquímica, papel e celulose, geração de energia, saneamento e outros campos.

Esse tipo de cabo de sinal têm a capacidade de transmitir sinais analógicos ou digitais ao controlador e proteger o sinal de distúrbios que possam prejudicar o processo industrial.

Trata-se portanto de um item essencial na indústria, pois são responsáveis ​​por garantir a leitura precisa do sensor e do transmissor de sinal (seja digital ou analógico 4-20mA) enviado para o controlador de informações.” .

Esse recurso se deve à blindagem que os cabos de instrumentação e sinal podem possuir , pois dependendo onde forem utilizados esses cabos blindados ajudam a combater interferência externas e causando assim baixo ruído magnético. “Os cabos de instrumentação geralmente são blindados  fita de alumínio e possuem condutores de dreno de cobre estanhado que proporcionam descarga eletrostática, porém dependo a situação pode ser fabricado como cabo  blindado em malha de cobre.

Cabos de instrumentação são recomendados para: CLP’s, termorresistências, transmissores de sinais, multimedidores, drives, controladores de temperatura.

O que é Cabo de Instrumentação

Entendo Melhor o Que é Cabo de Instrumentação

Para compreender melhor as aplicações dos cabos instrumentação/sinal, é importante também entender sua composição.

  • Os condutores desses cabos são feitos de fio de cobre;
  • São isolados e cobertos por composições de PVC;
  • A blindagem da terna ou par é feita de fita de poliéster aluminizado com condutores de cobre estanhado, também com drenos;
  • Possui também separador de fita de poliéster não higroscópico.

O que é Cabo de Instrumentação

o-que-é-cabo-de-instrumentação