Onde Utilizar Blindagens Dos Cabos?

cabo automação industrial

A blindagem dos cabos é utilizada onde existem problemas de ruído elétrico, eletrostático ou acoplamento capacitivo em cabos de sinal ou comunicação, isto tudo visando diminuir essa interferência eletromagnética.

Para que a blindagem proteja a instalação de ruídos elétricos, é importante saber que tipo de blindagem EMI (interferência eletromagnética) é necessária, bem como a terminação do cabo.
Em suma, abordaremos vários aspectos da blindagem de cabos e analisaremos brevemente sua eficácia.

onde utilizar blindagem de cabos

Onde Utilizar Blindagens dos Cabos?

A blindagem em cabos pode ser utilizadas em cabos com um ou mais pares de condutores isolados (cabos instrumentação, cabo de automação…) por uma ou mais camadas. Pode consistir em fio de cobre trançado (ou outro metal, como alumínio), com uma blindagem de fita de cobre ou, em alguns casos, uma camada de polímero condutor enrolada em espiral. Normalmente, esta blindagem é coberta com uma blindagem isolante. Esse princípio de blindagem funciona como uma gaiola de Faraday, evitando que ruídos elétricos afetem o sinal e reduzindo a radiação eletromagnética que poderia interferir em outros equipamentos.

O acoplamento eletrostático ou capacitivo é proporcional à capacitância entre a fonte de ruído e a linha de sinal. A magnitude da perturbação depende da taxa de variação da tensão de ruído e da capacitância entre o circuito de ruído e o circuito de sinal.

Um tipo muito comum de ruído é o ruído eletrostático, que pode ser facilmente resolvido com a instalação de blindagens eletrostáticas (também conhecidas como drenos) ao redor das linhas de sinal.
Correntes de tensões de ruído preferem um caminho de baixa impedância através da blindagem/dreno em vez das linhas de sinal.

onde utilizar blindagem de cabos

Garantir Boa Fator de Blindagem

Para garantir a eficiência da blindagem/drenagem, precisamos usar materiais de baixa resistência, como alumínio ou cobre. Para uma blindagem de cobre trançada fraca (85% de cobertura da trança), o fator de blindagem pode ser cerca de 100 vezes ou 20 dB. Quando usamos uma tela multicamada de baixa resistência, esse efeito pode ser multiplicado, e esse fator de blindagem pode ser de 35 decibéis ou 3000 vezes.

Uma boa blindagem requer isolamento para evitar contato inadvertido com vários pontos de aterramento, o que pode levar a correntes circulantes.

A blindagem não deve ser deixada flutuando, pois isso causaria um acoplamento capacitivo que tornaria a blindagem ineficaz.

Um tipo muito comum de conexão é usar aterramentos para minimizar o potencial de correntes de loop de terra para fluir entre terras em diferentes potenciais.
Uma blindagem aterrada em ambas as extremidades cria um loop de aterramento que pode causar mau funcionamento do processador se esses aterramentos estiverem em diferentes potenciais.

O fornecedor pode especificar um aterramento de blindagem na extremidade do campo ou na extremidade do receptor. Quando a blindagem/trança é aterrada apenas em uma extremidade, geralmente é no painel/gabinete do equipamento na extremidade da alimentação ou do receptor. A extremidade do dispositivo de campo é deixada sem aterramento e a blindagem /trança isolada.

Onde o aterramento equipotencial é o mesmo potencial de aterramento entre os pontos de aterramento, alguns fornecedores (Profibus DP RS-485) recomendam aterrar a blindagem em ambas as extremidades.

Os cabos que passam pela caixa de junção intermediária devem manter a integridade e continuidade da conexão da blindagem na caixa de junção sem aterrar a blindagem na caixa de junção.

A blindagem do fio de sinal nunca é conectada ao lado comum de um circuito lógico (isso introduziria ruído no circuito lógico).

Para suprimir o ruído de RF de alta frequência, um capacitor é colocado em série entre o fio de drenagem blindado e a conexão de aterramento.

Para alguns cabos de rede de comunicação, a conexão blindada é exclusiva do sistema de cabeamento específico. Em alguns casos, um curto CC para o terra não é necessário porque um caminho CC de baixa impedância e um caminho CC de alta impedância são fornecidos dentro de cada nó. Siga as instruções específicas nas publicações fornecidas para seu sistema de cabeamento de rede de comunicações específico.

Em qualquer conexão de aterramento de blindagem, não remova a blindagem além do necessário para a conexão.

Onde Utilizar Blindagens dos cabos

Onde Utilizar Blindagens dos cabos