sistema solar off-grid

Instalação Solar Off-Grid é uma solução alternativas para geração de energia. As vantagens vão desde fatores logísticos e econômicos até preocupações ambientais. A energia solar fora da rede é uma opção que usa painéis fotovoltaicos – semelhantes aos que normalmente vemos nos telhados das casas – que não exigem conexão com a rede elétrica. Em outras palavras, é completamente autônomo.

A seu favor, este modo de geração de energia tem uma pegada pequena, é renovável, não emite poluentes e requer baixa manutenção. Também é completamente desconectado da rede, tornando-o ideal para locais remotos e instalações autossuficientes que precisam gerar sua própria eletricidade, como por exemplo em sítios, chácara e fazendas entre outros.

É uma alternativa para cidades e áreas remotas onde até agora não era possível gerar sua própria energia de forma sustentável. Antes dessa tecnologia, existiam apenas fontes de energia não renováveis, como geradores a diesel, que incorrem em altos custos na compra e transporte de combustível, bem como na manutenção do sistema. Em um sistema solar off-grid, o combustível é abundante, inesgotável , o sol.

sistema solar off-grid

Mas por que devo investir em um sistema energia solar off-grid?

Ao contrário dos geradores fotovoltaicos conectados à rede os chamados on-grid, que precisam estar conectados à rede e, portanto, são adequados para residências e empresas em áreas urbanas, os sistemas fora da rede são autônomos. Toda a energia produzida é fornecida ao dispositivo em tempo real, e o excesso de energia é armazenado na bateria solar para que essa energia possa ser fornecida ao dispositivo durante a noite.

Foi desenvolvido com atendimento em locais que as concessionárias de energia não conseguem alcançar. Toda a energia produzida por um gerador fotovoltaico off-grid é usada para alimentar equipamentos como iluminação e eletrodomésticos, e a energia restante é usada para recarregar as baterias para fornecer energia à noite.

Portanto, é a melhor escolha para áreas rurais ou distantes dos centros urbanos e para dispositivos que requerem autossuficiência energética.

Veja alguns exemplos onde pode ser utilizados o sistema solar off-grid:

  • Sistema de monitoramento de veículos 24 horas para empresas de frete;
  • rádio ao ar livre do provedor de Internet;
  • veículo recreativo ou food truck;
  • Câmeras de segurança Speed ​​Dome;
  • Dispositivos instalados em ambientes urbanos, como câmeras instaladas para monitorar praças e ruas, bem como em ambientes rurais onde é necessária autonomia energética.

sistema solar off-grid

As vantagens da energia solar em áreas remotas

A maior vantagem de um sistema solar off-grid é a autonomia energética. Com ele, a energia pode ser gerada em qualquer lugar sem depender da rede elétrica. Comece a gerar sua própria energia com apenas um investimento inicial em equipamentos e instalação. Desta forma, a energia pode ser garantida onde a rede está indisponível ou instável.

Desta forma, áreas remotas, como áreas rurais ou até mesmo ilhas, podem contar com eletricidade de forma econômica, segura e sustentável. Os sistemas solar off-grid podem ser instalados em áreas urbanas e grandes centros onde a energia elétrica não pode ser obtida da rede por indisponibilidade ou qualquer outro processo associado a burocracias de conexão ou investimentos em infraestrutura.

Exemplos de aplicações incluem:

  • lombadas eletrônicas, radares,
  • câmeras de vigilância instaladas em locais estratégicos,
  • sistemas de iluminação e muito mais.

Por ser autossuficiente, um sistema off-grid é a melhor opção para quem precisa de 100% de energia. Por exemplo, pode aumentar a segurança da propriedade. Imagine que durante um roubo, a energia da rede é cortada para desligar o sistema de segurança no local. Uma vez que o sistema esteja instalado, os equipamentos de segurança podem ser mantidos ativos, pois estão conectados a um sistema gerador fora da rede totalmente autônomo, completamente isolado da rede.

sistema solar off-grid

Como tirar energia da rede elétrica?

Se a sua casa ou empresa não possui serviço de rede elétrica, instalar um sistema solar off-grid é sem dúvida a melhor solução.

Para fazer isso, você deve primeiro entrar em contato com uma empresa profissional que forneça a instalação do sistema fora da rede. Tendo em conta todas as variáveis ​​do local de instalação e o número de dias de autonomia exigidos pelo cliente (dias sem fotovoltaica, onde a bateria será o único fornecedor de energia do sistema).

Uma vez instalados, os módulos fotovoltaicos passarão a captar a radiação emitida pelo sol – totalmente renovável e gratuita – e depois convertê-la em eletricidade. A partir daí, o controlador de carga utiliza a energia produzida para controlar a carga/descarga da bateria, e essa energia armazenada pode ser utilizada por qualquer dispositivo.

Por esses e outros motivos, grande parte dos brasileiros opta por instalar sistemas fotovoltaicos off-grid

Instalação solar off-grid

sistema solar off-grid