Energia e Meio Ambiente

Energia e meio ambiente estão em ascensão e podem andar de mãos dadas. Afinal, quem nunca ouviu falar que não devemos deixar as luzes acesas porque faz mal à natureza? Se você está se perguntando por que essas alegações são tão comuns e como consumimos energia sem prejudicar o meio ambiente, você veio ao lugar certo.

Energia e Meio Ambiente

Fontes de Energias

Atualmente, os seres humanos têm uma variedade de fontes de energia para escolher, que alimentam a maior parte da população mundial. No Brasil, as pessoas contam com a matriz energética, que é responsável por iluminar o ambiente e manter os carros funcionando todos os dias.

Podemos dividir a matriz energética em energia renovável, que é conhecida por produzir energia que não polui o meio ambiente, e energia não renovável, que é conhecida por ser prejudicial à natureza. No entanto, este não é o caso.

Energia e Meio Ambiente

Energia renovável

Quando falamos de energia renovável, queremos dizer aquelas fontes inesgotáveis ​​de energia que também são substituídas pela natureza quando usadas. Na chamada “energia ambiental” podemos destacar:

  • energia hidráulica;
  • energia solar;
  • energia eólica;
  • Energia geotérmica;
  • energia de biomassa.

Energia e Meio Ambiente

Energia não-renovável

As fontes de energia não renováveis ​​não são facilmente reabastecidas pela natureza. A maioria deles leva milhões de anos para se formar, e os efeitos da geração de energia dessa maneira podem ser catastróficos. Por exemplo, podemos citar:

  • Petróleo
  • carvão;
  • gás natural;
  • energia nuclear.

Recursos Renováveis ​​e Questões Ambientais

Se você está se perguntando como a energia hidrelétrica prejudica o meio ambiente, mesmo sendo uma fonte de energia renovável, é importante entender que os efeitos nocivos à natureza nem sempre estão relacionados às emissões de poluentes. Os seres humanos podem impactar negativamente o meio ambiente de várias maneiras.

Por exemplo, uma usina hidrelétrica precisaria mudar o curso natural de um rio e inundar grande parte de seu entorno para funcionar. Isso afeta diretamente a flora e a fauna do local de instalação.

Como resultado, um movimento global de economia energética e política ambiental foi lançado para impedir qualquer tipo de impacto na natureza, incluindo a emissão de gases nocivos, a geração de resíduos e a transformação da flora e fauna locais. Atualmente, as fontes de energia que carregam a designação de “energia limpa” são a eólica e a solar.

Energia e Meio Ambiente

Como podemos mudar

Como você pode ver, energia e meio ambiente podem andar de mãos dadas. Mas, para isso, são necessárias ações mais sustentáveis ​​agora. Caso contrário, o impacto ambiental pode ser irreversível.

O importante é que os responsáveis ​​por agredir a natureza sejam devidamente responsabilizados pela elaboração de planos mais sustentáveis. O apoio do governo ao investimento em energia limpa também é uma parte fundamental do processo de transição.

Além disso, apoiar a competitividade do mercado é uma das formas mais eficazes de quebrar o estigma de que a eletricidade prejudica o meio ambiente. Portanto, mais alternativas podem ser propostas para que todos possam se beneficiar da energia sustentável.

Energia e Meio Ambiente