O Que é Energia Solar

Uma compreensão detalhada do que é energia solar e como funciona é um requisito importante para adquirir ou montar um sistema de energia . Este artigo contém uma série de informações sobre como a energia solar funciona e pode orientá-lo na escolha da melhor opção para sua casa ou empresa.

Tem sido utilizada em residências, empresas, indústrias, áreas rurais e através de usinas solares para geração de energia elétrica, e além de ser uma fonte de energia alternativa, renovável e limpa, é uma excelente opção para economizar na conta de luz.

Provém de painéis solares que captam a luz, utilizando o calor dos raios solares para gerar eletricidade a energia solar térmica utiliza o sol como fonte de energia para aquecer líquidos ou a energia heliotérmica também aquece líquidos e utiliza o vapor gerado para mover turbinas

Existem 3 tipos de energia solar: fotovoltaica, térmica e heliotérmica. Cada um funciona de uma forma diferente.

A energia fotovoltaica funciona através do efeito fotovoltaico para gerar eletricidade; a energia térmica usa o sol como fonte de energia para aquecer líquidos; a  e s heliotérmica usa o vapor produzido para acionar turbinas.

A operação de sistemas fotovoltaicos utiliza painéis solares para captar a luz e gerar corrente contínua através do efeito fotovoltaico, que é convertida em corrente alternada por inversores solares. Desta forma, a eletricidade pode ser distribuída, gerar créditos de energia ou armazenada no local.

O Que é Energia Solar

Como funciona estes tipos?

O esquema de trabalho de um sistema de energia fotovoltaica é capturar luz com painéis solares, gerar eletricidade através do efeito fotovoltaico, converter a eletricidade de CC para CA por meio de um inversor e, em seguida, a eletricidade é distribuída.

Os sistemas fotovoltaicos funcionam de 3 maneiras, dependendo do tipo de sistema instalado:

Sistema solar on-grid à rede (conectado à rede);
Sistemas fotovoltaicos isolados ou autônomos (off grid);
Sistema de energia híbrido.

O Que é Energia Solar

O que é energia Solar de forma objetiva

É gerada de forma simples, visando alcançar um equilíbrio entre a produção e o consumo de energia.

Os painéis solares no telhado captam a luz do sol, convertem-na em energia solar fotovoltaica e a passam por inversores para prepará-la para consumos como residências.

A energia solar pode ser utilizada por meio de energia fotovoltaica, solar térmica ou solar térmica, cada uma com finalidades e operações diferentes, tanto para geração de eletricidade quanto para aquecimento de líquidos.

A energia solar pode ser utilizada em residências, instituições e indústrias por meio da geração de microgeração, geração de energia em pequena escala e usinas solares fotovoltaicas. Economia e sustentabilidade são as principais vantagens da utilização de sistemas fotovoltaicos, térmicos e heliotérmicos

A energia solar é utilizada de diversas formas, desde irrigação em áreas rurais, iluminação em espaços públicos, geração de energia em residências e até mesmo na indústria para movimentar turbinas ou aquecer líquidos.

o que é energia solar