Sistema Fotovoltaico Industrial

O Sistema Fotovoltaico Industrial, funciona exatamente como os sistemas fotovoltaicos residenciais e sistema solar comerciais e permite gerar parte ou toda a energia que você consome em seu comércio/indústria. A potência instalada do sistema solar fotovoltaico industrial está entre 100kwp e 1000kwp, e a área está entre 650m2 e 7000m2. (varia de acordo com a instalação).

A energia solar industrial é também uma das formas de utilizar a radiação solar para gerar eletricidade. Neste tipo de geração de energia, obtém-se a chamada energia solar fotovoltaica. Recebe esse nome porque uma corrente elétrica é formada pela luz solar que atinge módulos fotovoltaicos, que movimentam elétrons no material semicondutor.

O processo de geração do Sistema Fotovoltaico Industrial  como dito anteriormente, é semelhante aos processos que estamos acostumados em residências e estabelecimentos comerciais. O que mudou nesse caso é a escala, pois a indústria precisa fornecer mais equipamentos.

Algumas das principais características  são as seguintes:

  • Possui energia renovável gratuita;
  • Baixos requisitos de manutenção;
  • Gerar economia;
  • É energia limpa, ou seja, não gera resíduos.

sistema solar industrial

Quais são as Vantagens deste tipo de Sistema:

Investir em energia solar não só economiza energia nas despesas da empresa, como também traz diversos outros benefícios. Desde contribuições para a sustentabilidade, passando por incentivos fiscais e marketing verde.

Economia

Uma das maiores vantagens de investir em energia solar industrial é a economia. Por exemplo, empresas automobilísticas como Toyota e Nissan economizaram projetos entre US$ 400.000 e US$ 4 milhões instalando sistemas fotovoltaicos em suas fábricas.

Os descontos variam de 50% a 95%. Isso porque a energia solar é um baixo impacto ambiental e um investimento sustentável. Ou seja, a produção ocorre por meio da incidência de luz solar, um recurso renovável gratuito que dispensa aplicações futuras após a instalação do kit solar.

Além disso, um dos fatores que ajuda a reduzir o custo da energia elétrica é o sistema de compensação de energia da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Incentivos Fiscais

Além de economizar na conta de luz e, assim, diminuir os custos operacionais, a instalação de um sistema solar industrial também pode ajudar sua empresa a ganhar incentivos governamentais.

Desde 2015, o Brasil instituiu o Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída (ProGD), um programa do governo federal para estimular e expandir a geração distribuída de energia renovável em diversos setores, incluindo a indústria.

Os estados brasileiros também estão autorizados a isentar de ICMS e PIS e COFINS devido ao acordo 16/2015 do Comitê Nacional de Política Fiscal (CONFAZ). Veja como funcionam os incentivos:

ICMS – Atualmente, quase todos os estados brasileiros concederam isenções de ICMS. Apenas Recife não inclui CONFAZ, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Sergipe e Ceará têm isenção “Parcial”.

PIS E COFINS – De acordo com a Lei Nº 13.169 de outubro de 2015, o PIS e COFINS é isento da energia solar injetada na rede.

IPTU Verde
Para completar a lista de incentivos fiscais para instalação de sistemas solares industriais, algumas cidades implementaram IPTUs verdes. Tais benefícios incluem descontos nos valores de IPTU para contribuintes preocupados com a sustentabilidade em diversas áreas, como descarte de resíduos, uso de materiais recicláveis ​​e, claro, geração de energia elétrica a partir de fontes de energias renováveis ​​como a energia solar.

Durabilidade

Não adianta investir em um sistema caro que exige manutenção constante. Portanto, a vantagem final de investir em energia solar industrial é a disponibilidade de equipamentos altamente duráveis ​​e de baixa manutenção.

Isso ocorre porque os painéis solares são altamente resistentes à chuva e tempestades. Além disso, as altas temperaturas não são um problema, porque para converter a luz solar em energia, deve haver muita luz solar.

Normalmente, a durabilidade da placa é garantida, com potência máxima atingindo 90% aos 12 anos e 80% aos 25 anos.

Sustentabilidade

A energia fotovoltaica é uma forma de geração de eletricidade considerada limpa e renovável. Isso significa que sua produção gera pouco ou nenhum resíduo e sua fonte é naturalmente reposta pelo meio ambiente. Dessa forma, além de não esgotar, não há danos ao meio ambiente.

De acordo com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), a energia renovável não deve mais ser uma alternativa à energia convencional, mas necessária para garantir a sustentabilidade e proteger nossos recursos naturais. Nesse sentido, uma das principais apostas é a implantação da energia solar, uma fonte segura e de fácil acesso.

Isso porque, além de ajudar o planeta, investir em energia solar industrial pode ajudá-lo a transformar seu setor em uma empresa ESG que agrega valor ao seu negócio.

Environmental, Social and Governance ( (ESG) ou “Ambiental, Social e Governança”, parafraseando, são métricas utilizadas para avaliar as práticas empresariais em relação a esses três conceitos. Isso inclui o uso de fontes de energia renováveis, como a energia fotovoltaica.

sistema solar industrial

Botão Voltar ao topo