sistema solar comercial

Entender como funciona o Sistema Solar Comercial é um requisito importante para adquirir ou montar um sistema de captação de energia solar. Este artigo contém uma série de informações sobre como a energia solar funciona e pode orientá-lo na escolha da melhor opção para sua casa ou empresa.

Saiba como funciona um sistema solar fotovoltaico conectado à sua rede residencial, comercial ou industrial. Este sistema de geração de energia permitirá que você gere sua própria eletricidade e praticamente acabe com sua conta de luz!

sistema solar comercial

Painéis solares geram energia solar fotovoltaica

Os painéis solares reagem com a luz solar e geram eletricidade (energia fotovoltaica). Os painéis solares instalados em seu telhado são conectados uns aos outros e depois ao seu inversor solar;

Os inversores solares convertem a energia solar para sua casa ou empresa
Um inversor solar converte a energia solar (Corrente Continua CC) dos painéis fotovoltaicos em energia elétrica que pode ser utilizada em sua casa ou empresa, TVs, computadores, máquinas, eletrodomésticos e qualquer equipamento elétrico que você utilize (Corrente Alternada-CA) Precisa usar;

Distribua energia solar para sua casa ou empresa
A energia que sai do inversor solar vai para o seu “painel de luz” e é distribuída para sua casa ou empresa, reduzindo a energia que você compra na concessionária¹.

Energia solar para eletrodomésticos e equipamentos
A energia solar pode ser usada para TVs, equipamentos de áudio, computadores, luzes, motores elétricos, tudo que usa energia elétrica e está conectado a uma tomada.

sistema solar comercial

O excesso de energia vai para a rede da distribuidora para gerar créditos!
O excesso de energia é devolvido à rede através de um relógio (relógio Bidirecional ou Medidor de energia solar). Este relógio de luz mede a energia consumida da rua quando não há sol, e o excesso de energia solar que é gerado e injetado na rede de distribuição quando há muito sol. A energia solar que entra na rede torna-se “créditos de energia”³ que podem ser usados ​​durante a noite ou nos próximos meses. Em outras palavras: você pode usar a luz solar para produzir energia limpa e reduzir suas contas de luz!

A- Cada distribuidora de energia tem suas próprias regras e requisitos para conectar sistemas solares fotovoltaicos à rede e varia muito. Por isso é importante que você solicite até 3 orçamentos de empresas experientes que podem vir até a sua localização para avaliar e fornecer um orçamento fechado para o seu sistema fotovoltaico.

B- Seu relógio de luz antigo será substituído por um novo relógio de luz que é “bidirecional” (mede entrada e saída de energia). Dessa forma, ele poderá medir a energia que você consome da rede e também o excesso de energia produzido pelo sistema fotovoltaico injetado na rede, resultando em “créditos de energia”.

C-“Créditos de Energia” são medidos em quilowatts-hora. Para cada kWh adicional que seu sistema solar fotovoltaico produzir, você receberá 1 kWh de crédito, que pode ser consumido durante a noite ou nos próximos meses. Este crédito é contado pelo seu novo relógio  bidirecional e medido pela sua concessionária. Dessa forma, quando você receber sua conta de eletricidade no final do mês, verá quanta energia está consumindo da rede e quanta energia está bombeando para a rede. Se você injetar mais energia na rede do que consome, usará créditos de energia pelos próximos meses. Os créditos de energia são regulamentados pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), e as regras específicas variam de acordo com sua localização e tipo de consumo (residencial, comercial ou industrial).

instalação de sistema solar comercial