O Que é Pico de Energia?

O que é Pico de energia, também conhecido conhecida como surto de energia, nada mais é do que um aumento repentino na tensão da fonte de alimentação que causa uma tensão temporária na linha de energia.

o que é picos de energia

O Que Causa Picos de Energia?

Uma das principais causas dos picos de energia são os relâmpagos, pois o relâmpago é uma descarga de alta intensidade energética!

Segundo o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), sabe-se que a carga elétrica de um único raio é de cerca de 30.000 amperes. Portanto, a força é cerca de 1.000 vezes a de um chuveiro elétrico totalmente funcional.

Se um único raio pode causar estragos, o risco é compreensível para as pessoas que vivem no Brasil, que tem uma das maiores taxas desse fenômeno em todo o planeta! De acordo com o levantamento do INPE, o número médio de raios no Brasil é de 78 milhões!

Por mais simples que pareça, esse aumento de tensão pode causar uma mudança muito grande na tensão em menos de um segundo! Como resultado, danos às linhas de transmissão, queda de postes ou desconexão de máquinas de alta potência, equipamentos defeituosos são consequências de um pico de energia!

Os dispositivos eletrônicos estão se tornando mais sofisticados e sofisticados, por isso são mais sensíveis a mudanças repentinas de corrente e tensão. Com potência de pico, a potência é bastante aumentada e o dispositivo pode ser queimado!

Além disso, o tempo de inatividade da linha pode levar a perdas muito altas, que podem ser evitadas com o uso de tecnologia que trata corretamente os picos de energia!

Como Evitar ?

Uma maneira eficaz de proteger prédios, antenas, instalações industriais, tanques, tubulações e pessoas contra raios é usar um sistema de proteção contra raios (LPS)!

Consistem em equipamentos instalados no ponto mais alto das instalações e estruturas ligados a cabo de cobre nu para proporcionar um caminho até o solo com a menor resistência possível.

Desta forma, as correntes de raios fluem para o solo sem danificar equipamentos ou estruturas, além de proteger o pessoal dentro da instalação.

Existem também dispositivos que evitam a perda de equipamentos eletrônicos devido a picos de energia, dos quais podemos citar:

nobreak

Nobreak
Esses dispositivos têm a capacidade de estabilizar a energia com muito pouca mudança! Eles têm uma tolerância que determina a quantidade de energia que podem neutralizar, evitando que os componentes eletrônicos queimem.

estabilizadores

Estabilizador
O estabilizador de tensão tem a função de corrigir a tensão e fornecer energia estável aos equipamentos a ele conectados, atua em caso de sobre tensão e sempre fornece energia confiável. Eles protegem o dispositivo contra picos de energia!

Os protetores contra surtos podem ter réguas de energia internas que protegem o dispositivo quando há um pico de tensão. Usados ​​principalmente em residências, eles podem ajudar a proteger vários dispositivos devido à sua capacidade de se conectar a várias tomadas.

Conheça Algumas Dicas Para Evitar Danos

  • Desconecte o equipamento elétrico da tomada durante uma tempestade. Esta é a solução mais fácil e a mais adequada, especialmente para residências onde os dispositivos podem ser desligados de uma hora para outra.
  • Use uma fonte alternativa de energia elétrica, como um gerador. Essa dica vale para estabelecimentos comerciais e industriais onde os equipamentos queimados podem ser muito caros.
  • Use um dispositivo de proteção contra surtos (DPS). Esses dispositivos podem identificar alterações na rede e fazer ajustes rápidos a essas alterações antes que cheguem aos dispositivos.

nobreak

Botão Voltar ao topo