cabo solar

O que você necessita saber sobre Cabo Solar ?

Módulos e inversores são geralmente os primeiros elementos que vêm à mente quando pensamos em instalar equipamentos solares. No entanto, os cabos do sistema fotovoltaico responsáveis ​​por transmitir a corrente dos módulos para o inversor também requerem atenção especial.

Afinal, eles desempenham um papel importante tanto no desempenho quanto na segurança. Com isso em mente, criamos este artigo para responder às perguntas mais frequentes sobre o tipo de cabo solar que você deve usar, o que observar na instalação e o que considerar ao escolher os melhores componentes. acompanhamento!

Cabo Solar

Tipos de Cabo Solar 

Antes de aprender sobre os tipos de cabos solares, é interessante entender alguns conceitos sobre cabos. De acordo com a norma ABNT NBR 5410:2014, eles são divididos em:

Condutores isolados (incluindo isolamento e condutores);
Cabos monopolares (com condutores isolados e fita de proteção mecânica);
Cabos multicondutores (vários condutores isolados com uma capa protetora).

Esses recursos são projetados para evitar que a cobertura e o isolamento derreta ou descasque, garantindo segurança a longo prazo.

Os cabos que formam a fiação de um sistema fotovoltaico conectam os componentes entre si, criam um fluxo de energia entre eles e permitem o uso da energia solar como energia elétrica. O tipo utilizado varia consoante os painéis solares que serão instalados.

Cabo principal DC: Responsável pela conexão entre a caixa de junção do gerador e o inversor. Recomendado quando a caixa de junção for instalada em ambientes internos. A razão é que esses cabos são sensíveis à radiação UV. Se este não for o caso, você precisará proteger os cabos no duto para evitar danos.

Cabos de módulo ou fileira: Estes cabos condutores são utilizados para estabelecer a ligação entre a caixa de junção e os vários módulos do gerador. Desta forma, a corrente de energia gerada pelas células fotovoltaicas “caminha” com segurança por todo o sistema, evitando que ocorram falhas e curtos-circuitos.

Cabo Ramal CA: O material responsável por conectar o inversor e a rede receptora. A ligação deste cabo é feita através de equipamento de proteção.

Os cabos utilizados devem ser resistentes e compatíveis com tensão, estresse mecânico e térmico, o que aumenta a durabilidade e evita riscos. Afinal, a passagem da corrente elétrica os expõe ao aquecimento e às intempéries, como vento e chuva, o que favorece seu envelhecimento.

Cabo Solar

Precauções de instalação Cabo Solar Fotovoltaico

Agora que você entende os tipos e funções dos cabos do sistema fotovoltaico, o próximo passo é entender as considerações necessárias associadas a eles. Isso garantirá maior segurança e maior vida útil dos componentes, reduzindo a necessidade de manutenção e substituição.

Parte do circuito

Além do tipo de cabo utilizado, é importante considerar a distância entre os componentes do sistema fotovoltaico. Se a distância máxima entre os dois pontos de conexão for ultrapassada, isso resultará em queda de tensão e perda de eficiência no sistema. Para evitar esse problema, é melhor colocar os componentes a uma distância mínima.

Todos os cabos que compõem o circuito CC devem atender às especificações da norma NBR 16690 (Instalação elétrica de matrizes fotovoltaicas – Requisitos de projeto). A norma permite a utilização de cabos que não sejam especificamente para energia solar, desde que não formem uma série fotovoltaica ou sejam expostos à radiação UV.

Temperatura de operação do cabo Solar

Como os condutores são aquecidos à medida que a corrente passa, o cabo deve ser capaz de conduzir essa corrente sem danificar o isolamento. Desta forma, a capacidade de transporte de corrente está diretamente relacionada à temperatura suportada pelo cabo solar. Se a temperatura for maior do que a especificada pelo fabricante, o isolamento do cabo de energia solar se degradará com o tempo, reduzindo a vida útil dos componentes e até mesmo o risco de incêndio.

Capacidade de carga atual

Como mais de um tipo de cabo CC pode ser instalado, a capacidade de transporte de corrente deve corresponder a cada linha de instalação, conforme especificado na norma NBR 16690. Portanto, os requisitos de cada seção do circuito podem ser determinados.

De acordo com a norma, as tabelas de capacidade de condução de corrente devem ser usadas nas seções de arranjo e sub-arranjo, desde que não estejam próximas aos módulos solares ou expostas à radiação UV. Nas seções compostas por painéis solares, devem ser utilizadas as tabelas da norma de cabos solares NBR 16612.

Sobre a Instalação do Cabo para energia solar

Ao instalar o cabo, é importante tomar cuidado para não prender o cabo para que ele fique sujeito a esforços mecânicos. Além disso, esses elementos devem ser devidamente protegidos das bordas da estrutura metálica da placa, o que pode ocasionar cortes e perfurações, além de comprometer o isolamento e a proteção do cabo.

Os cabos que conectam os módulos fotovoltaicos e a caixa de junção devem ser feitos de acordo com a distância entre os componentes do painel. Esses cabos também devem ser da mesma marca e modelo dos conectores para garantir que a segurança durante a instalação não seja comprometida.

Cabo Solar

Os melhores cabos para sistemas fotovoltaicos

Os cabos que compõem um sistema fotovoltaico possuem características específicas para este tipo de instalação, diferentes daquelas utilizadas em instalações elétricas de baixa tensão. A seleção dos componentes corretos é fundamental para o desempenho ideal e vida útil mais longa. Portanto, o cabo solar fotovoltaico deve atender todas as normas técnicas da ABNT NBR 16690:

  • com isolamento duplo;
  • Não espalhe chamas;
  • proteção contra radiação UV;
  • proteção contra radiação UV;
  • A tensão de isolamento é maior ou igual à aplicação no circuito;
  • Feito de cobre estanhado quando exposto à água salgada.

O cabo também deve ser revestido de preto (negativo) e vermelho (positivo) e ter verde ou verde e amarelo (condutor de proteção). Além disso, eles devem ser resistentes à radiação UV e à água e ser marcados “para sistemas fotovoltaicos” a cada 50 cm.

Como esses sistemas têm uma vida útil de pelo menos 25 anos, os cabos usados ​​em sistemas fotovoltaicos devem ser de alta qualidade para prolongar a vida útil da instalação. Para isso, existe no mercado fabricante de distribuidores que comercializam  cabos solares de alta tecnologia e certificados que atendem a todas as normas para garantir aos clientes o melhor produto possível para melhor desempenho e segurança.

Cabo Solar

cabo solar