energias renovaveis

Em relação as Energias Renováveis pelo menos 97% dos maiores especialistas em ciências climáticas do mundo concordam que o uso humano de combustíveis fósseis está contribuindo para o aquecimento global, de acordo com a divisão de ciências climáticas da NASA.

energias renováveis

Veja como funciona:

O uso de combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás natural) provoca um aumento de “gases de efeito estufa” como dióxido de carbono e metano em nossa atmosfera. O efeito é como envolver a terra em um cobertor quente. (Se você já visitou uma estufa onde a luz do sol pode entrar, mas o calor não sai facilmente, então você entende o nome “gás de efeito estufa”.) Por sua vez, a ciência mostra que o aquecimento global está causando todos os tipos de danos. mudanças como o aumento da temperatura, o derretimento das geleiras e o aumento do nível do mar – algumas das quais levarão gerações para serem revertidas.

Todas essas evidências mostram que a adoção de energias renováveis são fundamentais para o futuro do nosso planeta. Combustíveis fósseis – petróleo, gás e carvão – são extraídos da terra, às vezes causando poluição e danos à própria terra. Esses recursos também são limitados e não duram para sempre. A maioria das fontes de energia renovável não contribui para o aquecimento global emitindo gases de efeito estufa na atmosfera, e muitas fontes de energia renovável têm um suprimento quase ilimitado, como a luz solar ou o vento.

As fontes de energias renováveis têm desvantagens?

Sim, podem ser mais caras de produzir e usar do que as fontes de energia de combustível fóssil, e muitas sociedades não estão prontas para adotá-las. As fontes de energia renováveis que dependem de elementos naturais, como eólica, solar ou hidrelétrica, podem ser imprevisíveis se o tempo estiver calmo, nublado ou seco. Embora os temores distantes do aquecimento global muitas vezes não sejam suficientes para desencadear ações, o uso maciço de energia renovável ocorre quando as regulamentações governamentais exigem a redução do uso de combustíveis fósseis. Os habitantes do planeta têm a responsabilidade de decidir quando e como agir para reduzir o aquecimento global e seus efeitos potencialmente nocivos, e se preparar para o dia em que os combustíveis fósseis se esgotarem.

energia renovável

Aqui estão alguns exemplos de recursos comuns de energias renováveis:

Energia solar – A energia solar vem de um recurso abundante que vemos quase todos os dias: o sol. Na verdade, a Terra recebe muito mais energia do sol em um único dia do que o planeta inteiro recebe de outras fontes. A energia solar pode ser colhida de várias maneiras, sendo as mais comuns células fotovoltaicas (PV) e até usinas de energia solar térmica.

Benefícios: A energia solar não produz poluição ou gases de efeito estufa e pode ser usada em pequena escala (células solares carregam telefones celulares) ou em grande escala (painéis solares nos telhados alimentam uma casa inteira ou cidade).

Energia Eólica – Se você já viu um moinho de vento, você já viu energia eólica; na verdade, é uma das formas de energia mais antigas já usadas pelos seres humanos. A versão moderna é chamada de turbina eólica e usa hélices para coletar energia eólica. É uma fonte de energia relativamente barata, mas requer planejamento cuidadoso e uso do local certo com vento suficiente para gerar eletricidade regularmente.

Benefícios: Em comparação com outras formas de energia, a energia eólica não produz emissões nocivas e tem um impacto muito menor no meio ambiente.

Biomassa – Essa fonte de energia já soa um pouco nojenta, e às vezes é. Basicamente, qualquer coisa de plantas ou animais, incluindo resíduos, pode ser usada como energia de biomassa. Os exemplos incluem: resíduos de animais, esgoto, colheitas, alimentos e resíduos de quintal e madeira. A energia da biomassa geralmente é obtida pela queima desse tipo de resíduo, onde pode ser convertida em gás metano ou combustíveis como o etanol para veículos. Aterros sanitários, estações de tratamento de esgoto e fazendas de gado também podem usar ou coletar e revender biogás que, de outra forma, acabaria na atmosfera da Terra.

Benefícios: Muitos biocombustíveis são considerados “neutro em carbono” porque a matéria vegetal convertida em biocombustíveis ajuda a manter os níveis de dióxido de carbono baixos à medida que crescem. O etanol é considerado um combustível veicular mais limpo.

Energia geotérmica – Esta energia vem do vapor natural dentro da terra e é frequentemente usada para gerar eletricidade ou aquecer edifícios. Existem usinas geotérmicas que usam o calor da Terra para gerar eletricidade para regiões inteiras, e há muitos outros sistemas geotérmicos autônomos que podem aquecer sua casa. As bombas de calor geotérmicas são provavelmente a forma mais eficiente e barata de aquecer qualquer edifício.

Benefícios: A energia geotérmica é uma fonte de energia renovável e limpa da terra. As usinas geotérmicas têm baixas emissões em comparação com outros tipos de usinas.

Energia hidrelétrica – A energia hidrelétrica é a fonte de energia renovável mais comum . Essa energia depende da quantidade de água disponível e das chuvas em uma determinada área. A energia hidrelétrica pode ser gerada por barragens, correntes de maré ou ondas. O poder do fluxo de água é usado para acionar turbinas para gerar eletricidade. Embora as barragens sejam uma fonte comum desse tipo de energia, seu impacto no meio ambiente pode ser enorme, desde a inundação de habitats até a construção de reservatórios e a interrupção das rotas migratórias de peixes como o salmão.

Benefício: Se uma barragem existente foi instalada, energia limpa e renovável pode ser usada.

Conheça mais sobre ás energias renováveis

energias renovaveis