String Box

Se você está apenas começando com a energia solar, talvez não conheça as dificuldades que as usinas fotovoltaicas enfrentam nos primeiros dias de uso residencial. Primeiro, além de alguns curtos-circuitos e picos de energia, cada bateria produz muita energia desperdiçada. A partir do momento que ele começou a usar a String Box, tudo começou a mudar!

string-box

Quer saber mais sobre este aparelho? Então vamos!

Mas o que é exatamente a String Box?

A string box é um dispositivo que protege a parte CC da central elétrica e é conectada entre os módulos fotovoltaicos e o inversor.

O dispositivo isola os sistemas de produção de energia fotovoltaica com o objetivo de evitar o risco de propagação de incidentes elétricos, como curtos-circuitos e surtos de energia.

Desta forma, a String Box sacrifica seus componentes e abre o circuito que a monta. Da mesma forma, funciona como um disjuntor de energia dentro de uma placa de distribuição de circuitos (QDC).

De que é feita a String Box?

Basicamente, uma string box consiste em três partes: um invólucro, um disjuntor ou seccionador CC e um DPS CC.

Invólucro: Componentes que abrigam proteção e/ou aparelhagem.
Disjuntor CC: Dispositivo de proteção cuja função é proteger o cabo de sobrecargas e curtos-circuitos, mantendo a instalação e o usuário seguros.
Seccionador: Dispositivo de operação com a função de interromper um circuito sob carga e interrompê-lo se necessário.
DC SPD: Dispositivo de proteção contra surtos projetado para proteger o dispositivo contra surtos de tensão ou correntes causadas por raios.

Como funciona?

Como mencionado anteriormente, a strings box está localizada entre os módulos fotovoltaicos e o inversor, e sua finalidade é proteger a parte CC da planta. Dispositivos de proteção como disjuntores CC e DPS CC são conectados diretamente aos cabos solares que saem dos módulos fotovoltaicos.

string-box

Por que ela é tão importante?

Conforme mencionado acima, a string box é essencial para proteger o sistema de geração de energia fotovoltaica, pois realiza a segmentação sob carga elétrica, protegendo a instalação de surtos de tensão ou correntes causados ​​por descarga atmosférica. Os componentes incluídos podem estar dentro ou fora do inversor. A falha em proteger o equipamento pode resultar em queimaduras, interrupções e incêndios.

As sting box consomem energia?

Não . O sistema inteligente utilizado pela String Box baseia-se nas leis físicas e nas propriedades químicas do material para abrir o circuito em caso de avaria.

É seguro instalar uma usina de energia solar sem uma String Box?

Não! Este equipamento é essencial para garantir a segurança dos usuários, afinal você tem um gerador em sua casa. Em outras palavras: você não tem mais a distribuição típica de energia de fontes distantes. Você tem suas próprias plantas e precisa desse nível de cuidado.

A distância entre o gerador e a distribuição é pequena, por isso é necessária alguma atenção. Você pode usar a energia solar com segurança em sua casa, desde que certifique-se de que o fabricante e o instalador usem as melhores práticas de segurança.

string-box

string-box