Medidor de Energia Solar

Um Medidor de Energia Solar , também conhecido como relógio bidirecional ou medidor bidirecional é um dispositivo que você pode ter ouvido falar pela primeira vez quando está interessado em energia solar. Estamos acostumados com medidores unidirecionais tradicionais instalados por empresas de energia que operam nas cidades. Mas, afinal: o que é um medidor bidirecional? Por que precisamos dele? Por que não podemos usar medidores de eletricidade antigos com sistemas solares fotovoltaicos?

medidor energia solar

O que é um Medidor de Energia

O medidor de energia bidirecional é parte integrante do sistema fotovoltaico e tem a função de medir o consumo de energia. Funciona basicamente registrando a energia consumida pela concessionária (chamada direta) e registrando a energia injetada na rede da concessionária (chamada reversa). Desta forma, o crédito em sua conta é liberado.

Todos os meses, a empresa de energia local lê a energia consumida e a energia injetada. Ou seja, por exemplo, se você injeta 600 kWh por mês e consome 600 kWh/mês, não terá que pagar pela energia que consome porque já “pagou” a concessionária com a energia injetada pelo solar sistema.

medidor energia solar

Como é Realizada a Leitura?

As leituras do Medidor de Energia Solar levantam algumas dúvidas entre os proprietários de sistemas fotovoltaicos. Mas não se preocupe, é fácil visualizar as informações neste dispositivo. A energia consumida pela propriedade costuma ser identificada pelo código 003, enquanto a energia devolvida à rede costuma ser identificada pelo código 103.

Em alguns casos, os consumidores tentarão verificar se a geração de energia do sistema é igual ao valor registrado no medidor via código 103. Esse ceticismo é natural porque o consumidor quer ter certeza de que todos os seus créditos resultantes estão sendo calculados. Como 100% da energia produzida pelo sistema não é registrada, os clientes geralmente questionam a precisão do medidor em vez da medição do Código 103.

Basicamente, essa diferença de valores se deve ao fato de serem medidas diferentes. A medição do inversor refere-se à energia produzida, enquanto a medição registrada no medidor é a energia injetada. Essa diferença é natural porque parte da energia produzida já é consumida dentro da residência, sendo que apenas a energia restante é injetada na rede da concessionária e assim registrada pelo medidor.

Quem Faz  Instalação do Medidor de Energia Solar

Mediante solicitação, a própria empresa de energia é responsável pela instalação dos novos medidores. Se necessário, ela também é responsável pela operação e manutenção do equipamento.

 

medidor de energia solar

 

Botão Voltar ao topo